Típicas no Oriente Médio, as mesquitas impressionam por seu tamanho e arquitetura única, imponente. E é aí que entra em ação o talentoso fotógrafo arquitetônico Mohammed Domiri, que se dedica a registrar tais templos de maneira única.
Utilizando lentes “olho de peixe”, ou fish eye, e grande angular, Domiri clicou mesquitas por todo o Oriente Médio. Históricas, possuem estrutura marcante, cheia de detalhes, com arcos elegantes, colunas, vitrais coloridos e decoração em mosaicos. Tudo isso torna as imagens impressionantes, algumas em efeito caleidoscópio. Esta série de fotos é um material raro por conta das restrições na hora de fotografar estruturas desse porte. Ao observar as imagens panorâmicas, percebemos o quanto são belas e de valor cultural imensurável.
O fotógrafo iraniano dedica horas de seu dia aos estudos arquitetônicos e afirmou ao tablóide Daily Mail que gosta de observar a simetria dos detalhes, a profundidade da estrutura e o efeito que a luz refletida nos vitrais oferece. Ele ainda contou que talvez daqui a 20 anos as mesquitas sejam alteradas ou nem existam mais, então seus registros trarão um olhar concreto e verdadeiro da grandiosidade que possuem.
Todas as fotos © Mohammad Domiri