domingo, 24 de agosto de 2014

5 incríveis civilizações antigas que desapareceram
Unknown22:48:00

Ao longo da história da humanidade, diversas civilizações surgiram, tiveram seu apogeu e acabaram enfim desaparecendo ou sendo assimiladas por outros povos.

Algumas dessas civilizações deixaram legados importantes e outras tiveram um desaparecimento misterioso difícil de ser explicado até hoje. Confira aqui algumas dessas civilizações antigas que deixaram parte de sua história para trás.

1 – Os Olmecas


Os olmecas foram uma das primeiras sociedades da cultura pré-colombiana na Mesoamérica. Especula-se que ela tenha sido a civilização-mãe de outras culturas da mesma região, como os maias e os astecas.

Sua cultura floresceu entre 1.500 e 400 a.C, mas muito ainda permanece um mistério sobre os olmecas. Desconhece-se sua filiação étnica e nem o que deu origem aos seus traços culturais e seus conhecimentos na construção de pirâmides, monumentos de pedra e esculturas.

Ninguém sabe ao certo também o motivo que fez com que a civilização começasse a desaparecer a partir de 400 a.C. Alguns estudiosos acreditam que possa ter ocorrido uma invasão, enquanto outros acreditam que mudanças ambientais foram o fator determinante.

Muitas das informações sobre os olmecas são apenas especulações. Eles podem ter sido os inventores do número zero, proeza muitas vezes creditada aos maias, e também do jogo de pelota mesoamericano, conhecido como pitz pelo maias. Eles podem ter sido também a primeira civilização ocidental a criar uma sistema de escrita.

2 – Os maias


A civilização maia provavelmente incorporou muito da tradição e cultura dos olmecas. Outra coisa que eles tem em comum é o mistério em torno do seu declínio.

A civilização maia atingiu seu ápice entre os anos de 250 e 950 d.C, no chamado Período Clássico. Pouco tempo depois, houve um rápido declínio, com centros urbanos abandonados e edifícios virando ruínas.

Várias hipóteses tentam explicar esse súbito declínio, como guerras internas, invasões estrangeiras, surtos de doenças, mudanças climáticas e degradação ambiental. Apesar de uma combinação de todos esses fatores poder explicar o declínio maia, muito mistério ainda permanece.

Os maias de fato nunca desaparecerem totalmente, mesmo com a chegada dos espanhóis no século 16. Até hoje, milhões de maias ainda vivem nas regiões originais da civilização. Por outro lado, muitos deles se integraram à cultura local e muito da cultura original maia foi perdida com o tempo, incluindo o sistema de escrita.

3 – Os nabateus


Os nabateus foram um povo ancestral dos árabes que habitaram a região norte da Arábia, o sul da Jordânia e Canaã. A capital dos nabateus era Petra, na Jordânia. Petra era uma cidade com comércio riquíssimo, em grande parte graças à sua localização, que era uma convergência de várias outras importantes rotas comerciais.

Petra é uma cidade maravilhosa, esculpida ao lado de um penhasco, com construções incríveis e monumentos esculpidos em rochas. Aliás, ela é tão maravilhosa que foi considerada uma das novas 7 maravilhas do mundo, em um concurso realizado em Lisboa, em 2007.

Infelizmente, depois de ser dominada pelo Império Romano, Petra enfrentou aos poucos seu declínio comercial. No ano 363, um forte terremoto destruiu grande parte da cidade, que perdeu definitivamente sua importância. Em 551, um segundo terremoto ainda mais grave destruiu a cidade quase por completo, deixando-a em ruínas.

4 - Os Rapanuis


Os rapanuis foram os habitantes da Ilha de Páscoa, responsáveis por criar as enormes esculturas de pedra chamadas moais. Mas a Ilha de Páscoa, bem como os rapanuis, são cercados de mistério.

Não se sabe muito bem como a civilização chegou até ali e também como ela desapareceu. Sabe-se que os rapanuis eram de origem polinésia e chegaram à ilha entre 300 e 1.200 d.C. Os rapanuis possivelmente também tiveram contato com a América do Sul, introduzindo o cultivo de plantas como a batata doce, nativa da Ilha de Páscoa.

Uma das hipóteses mais aceitas sobre o declínio dos rapanuis é que o aumento da população acelerado levaram a uma degradação ambiental. Com a ilha desmatada, as consequências foram guerras, fome e um colapso cultural. Se essa hipótese realmente estiver correta, esperamos que não seja um prenúncio do que poderá acontecer com a nossa.

5 – Império Khmer


Talvez você já tenha ouvido falar do Templo de Angkor Wat, no Camboja. Apesar de incrível, esse templo é apenas a ponta do iceberg em relação ao que representava o complexo urbano da civilização khmer.

O império Khmer teve seu auge no século 9 e se tornou um dos mais poderosos do sudeste asiático. A cidade chegou a abrigar mais de 1 milhão de pessoas, o que talvez tenha sido a maior cidade do mundo em seu tempo.

Ainda hoje, os pesquisadores não encontraram uma resposta definitiva sobre o que provocou o desaparecimento dos khmer. As hipóteses mais comuns ficam entre guerras travadas e desastres naturais, mas o mais provável é que tenha ocorrido uma combinação de fatores.


Fonte: Discovery Brasil